Dados sobre vendas de ebooks não chegam a autores e editoras

Eber Freitas em maio 22, 2013

Fornecer informações precisas sobre vendas de livros nunca foi o forte da indústria editorial. Mas no mercado de eBooks esse problema está se tornando ainda mais incômodo, sobretudo pelo fato de que os dados de compra e venda poderiam ser obtidos em tempo real. E as empresas responsáveis pelas vendas – como a Google, Amazon e Apple – não revelam às editoras quais os comportamentos dos compradores de livros digitais. (mais…)

Microsoft vai entrar pesado no mercado de eBooks

Eber Freitas em maio 27, 2013

A Microsoft tem desenvolvido produtos e serviços à altura de seus concorrentes no mercado tecnológico em geral, mas está agindo ao melhor estilo mineiro no mundo dos eBooks: comendo pelas beiradas. Enquanto a Apple e a Amazon lutam por fatia de mercado e brigam na Justiça para garantir o melhor modelo de negócios, a companhia de Bill Gates fez uma oferta de US$ 1 bilhão pela Nook Media, deficitária unidade da Barnes & Noble. (mais…)

Economia criativa e perspectivas para pequenas editoras

Artigo por Ednei Procópio

Acima de questões como interface, acesso, quantidade e distribuição de exemplares digitais talvez esteja aquela que irá forjar o verdadeiro e novo mercado editorial: a questão da precificação dos livros.

Eduardo Melo, da Simplíssimo Livros, ensinou-me como traçar um paralelo entre a crise econômica mundial atual e o fortalecimento do mercado de eBooks através da popularização do preço de capa dos livros. Aprendi, em uma de suas palestras, que crises econômicas mundiais geralmente influenciam diretamente no consumo dos livros. Desde as Primeira e Segunda Guerra Mundial, passando pelas primeiras crises do petróleo [1972 e 1975], houve alteração no preço de capa do livro na versão paperback que, inclusive, culminou com a criação do livro, impresso, em formato pocketbook, mais barato e acessível que o seu antecessor. (mais…)

Alguns ebooks vendem mais que os outros

Eduardo Melo em maio 9, 2013

A Smashwords publicou ontem uma série de estatísticas sobre vendas de ebooks da sua plataforma de autores independentes, analisando as características dos ebooks que venderam mais (e dos que venderam menos), tendo como amostragem um volume de 100 mil obras. A análise de Mark Coker (fundador da Smashwords) é tranquilamente uma das mais completas e interessantes já tornadas públicas. (mais…)

Estudo Como colaborar com Startups (versão em português)

Autor: Javier Celaya

Este estudo tem como objetivo converter-se em um documento de debate e reflexão sobre como melhorar as relações entre as startups tecnológicas e as empresas do mundo do livro (editoras, livrarias, bibliotecas, etc.) com a finalidade de estabelecer conjuntamente áreas de colaboração estratégica. (mais…)

7 dicas para precificação de eBooks

Eber Freitas em 23 abril, 2013

Colocar preço em eBooks ainda é um desafio para editoras e varejistas – até o modelo de vendas às vezes é complicado. Como o custo material é baixo, ou seja, basicamente o que conta é o trabalho do profissional, o preço tende a cair. Mas há até pouco tempo, o livro digital no Brasil sequer se pagava, ou seja só rendia prejuízo. (mais…)

300 ebooks mais caros para celebrar o Dia Mundial do Livro? Que fria…

Eduardo Melo em abril 23, 2013

Para celebrar o 23 de abril, Dia Mundial do Livro, a Companhia das Letras está oferecendo 300 títulos com 50% de desconto, até o dia 25/04. Uma excelente promoção, com vídeo engraçado e tudo. Com um detalhe: só vale para livros impressos.

Nenhum ebook entrou na promoção. (mais…)

Biblioteca digital tem 2 milhões de itens

KATIE HUMPHREY , STAR TRIBUNE / MINNEAPOLIS – O Estado de S.Paulo

Acervo por ser acessado no endereço dp.la, essencialmente um site de buscas, com um mecanismo que lembra o Google

Examinar um antigo retrato de George Washington, ler uma história de suspense ou folhear manuscritos medievais de Harvard, sempre no conforto da sala de sua casa. A Biblioteca Pública Digital da América, no ar desde 18 de abril, vai oferecer exatamente isso, disponibilizando coleções de bibliotecas e museus de todo o país para qualquer um com acesso à internet – de graça. (mais…)

Pequenas editoras se fortalecem com menor custo de livros virtuais

Folha de S. Paulo – RICARDO MIOTO DE SÃO PAULO

Com o crescimento do mercado de e-books, os custos reduzidos de operação de uma editora virtual, que não tem gastos com impressão e logística, devem fortalecer as pequenas empresas do setor.

O assunto chama a atenção da Câmara Brasileira do Livro, tradicional entidade do setor. O livro digital será protagonista do seu próximo congresso, em junho. (mais…)

Existe uma convergência entre eBooks e games?

Revolução e-Book – Eber Freitas em abril 22, 2013

O universo dos eBooks abriu inúmeras novas possibilidades para os livros. Uma delas é mergulhar de cabeça na interatividade e unir o poder da narrativa com o empowerment do leitor, deixando-o decidir o rumo da história. Isso se dá de várias maneiras: para citar um caso recente, a gigante do mercado automobilístico Audi fechou uma campanha conjunta com a Marvel para posicionar a marca estrategicamente em uma comic digital onde o leitor decide o destino de um herói bem conhecido: o Homem de Ferro. A cada capítulo, há duas opções, e a alternativa que tiver mais votos será a continuidade escolhida. (mais…)