CÂMARA BRASILEIRA DO LIVRO



Fundada em 1946, a Câmara Brasileira do Livro (CBL) completa 70 anos em 2016. Entidade que congrega editores, distribuidores, livreiros e porta-a-porta, reunidos em torno de uma causa fundamental: a construção de um país com melhor educação através do livro e da leitura. A CBL representa mais de 500 associados em todo o Brasil. Sua missão é atender aos objetivos de seus associados, ampliar o mercado editorial brasileiro por meio da democratização do acesso ao livro e da promoção de ações para difundir e estimular a leitura.


O trabalho da CBL gira em torno de três eixos estratégicos: ação política, desenvolvimento do negócio e apoio aos associados.



Ação Política

A CBL atua fortemente para manter sua representatividade política perante o Governo Federal e junto ao Congresso Nacional nas áreas do livro e da leitura, com o objetivo de ampliar a influência do setor nas decisões que dizem respeito ao livro.


Para tanto mantém articulação entre as diversas entidades nacionais e regionais ligadas ao livro e leitura, permitindo uma ação coordenada da cadeia produtiva nas várias instâncias de poder.



Desenvolvimento do Negócio

Conhecimento e informação econômico-financeira sobre o mercado editorial servem de base para avaliação das oportunidades, bem como para apoiar processos decisórios. Esta é a razão pela qual a Câmara Brasileira do Livro oferece anualmente aos seus associados uma radiografia completa do setor com a pesquisa de Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro. A pesquisa é um estudo realizado pela FIPE – (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, entidade ligada à Universidade de São Paulo), patrocinado pela CBL e SNEL - Sindicato Nacional dos Editores de Livros.


Partindo deste conhecimento, tem sido possível promover o desenvolvimento do setor, trabalhando com maior precisão na ampliação de políticas públicas e no desenvolvimento de competências que:


  • apoiam a criação e revitalização de bibliotecas (públicas e privadas) em nível nacional, regional e municipal;
  • ampliam e fortalecem o circuito nacional de feiras de livro e festivais literários;
  • facilitam o acesso da população ao livro e à leitura e apoiar o desenvolvimento dos mercados regionais;
  • promovem e apoiam a realização de ações para a formação de novos leitores;
  • adicionam competitividade ao setor.


Apoio ao Associado

Modernizar a gestão tem sido a diretriz para adicionar ainda mais agilidade e qualidade aos serviços prestados, assim como dotar os associados de maior capacidade de competir e de se inserir mais fortemente nos mercados internacionais.



Principais ações da CBL


Escola do Livro

A Escola do Livro tem como objetivo capacitar e atualizar os profissionais do mercado editorial. Abordando o que há de vanguarda em termos de conhecimento, nas áreas de novas tecnologias, legislação, gestão e operação da cadeia do livro, os programas são sempre conduzidos por especialistas com sólida experiência no negócio do livro e aplicados em formatos de palestras ou workshops.



Brazilian Publishers

Brazilian Publishers (BP) é um projeto setorial de fomento às exportações do conteúdo editorial brasileiro, que resulta de uma parceria entre a CBL e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Criado em 2008, o BP tem como objetivo alavancar a participação global do conteúdo editorial brasileiro. O projeto viabiliza a participação das editoras brasileiras nas principais feiras literárias mundiais, a capacitação do mercado editorial brasileiro e o relacionamento entre seus associados e possíveis compradores, visando ampliar a presença de nossa produção editorial no exterior e fomentar a internacionalização da indústria e do mercado nacional do livro.



Prêmio Jabuti

Criado em 1958, o Jabuti é o mais tradicional e consagrado prêmio do livro no Brasil.O maior diferencial em relação a outros prêmios de literatura é a sua abrangência: além de valorizar escritores, o prêmio destaca a qualidade do trabalho de todas as áreas envolvidas na criação e produção de um livro. Anualmente, editoras dos mais diversos segmentos e escritores independentes de todo o Brasil inscrevem suas de obras em busca da tão cobiçada estatueta e do reconhecimento que ela proporciona. Receber o Jabuti é um desejo acalentado por todos aqueles que têm o livro como seu ideal de vida. É uma distinção que dá ao seu ganhador muito mais do que uma recompensa financeira. Ganhar o Jabuti representa dar à obra vencedora o lastro da comunidade intelectual brasileira, significa ser admitido em uma seleção de notáveis da literatura nacional.



Congresso Internacional CBL do Livro Digital

Idealizado e realizado pela Câmara Brasileira do Livro desde 2010, o Congresso Internacional CBL do Livro Digital é o principal fórum brasileiro para a discussão e debates relacionados ao livro digital. Todo conteúdo é sempre apresentado por acadêmicos, profissionais e especialistas nacionais e internacionais que são referência do setor.



Bienal do Livro

A Bienal Internacional do Livro de São Paulo é o maior evento literário da América Latina. Palco para o encontro das principais editoras, livrarias e distribuidoras do país, que apresentam seus produtos e lançamentos, a Bienal do Livro leva 700 mil visitantes para um espaço total de 60 mil m². Além da grande oferta de livros, a Bienal do Livro conta com uma programação cultural abrangente, mesclando literatura, gastronomia, cultura, negócios e encontros de escritores com seus públicos.







APOIO:

           
PATROCÍNIO

CAPTAÇÃO

REALIZAÇÃO:








 






Congresso do Livro Digital









Cadastre o seus dados para receber novidades da CBL.
Nome:

E-mail:

Profissão: