Complicações de cálculos renais
Uma pedra nos enxágues pode bloquear o ureter e interromper o fluxo de urina. Se isso não for tratado, pode danificar permanentemente seus enxágues. Pode ser necessário colocar um tubo (stent) para contornar o bloqueio e drenar a urina retida.
Um ureter bloqueado também pode levar a uma infecção, que pode ser fatal sem tratamento urgente. Sinais de uma infecção podem incluir febre. É importante procurar ajuda médica imediatamente. Você pode precisar de antibióticos por gotejamento para eliminar uma infecção rapidamente.
Pode haver complicações após o tratamento para remover cálculos renais. Estes variam dependendo do tipo de tratamento que você tem, então peça mais informações ao seu especialista.
Quer saber mais sobre ? Acesse https://nefroclinicas.com.br/
Prevenção de cálculos renais
Existem coisas que você pode fazer para reduzir o risco de desenvolver cálculos renais. Esses incluem:
- certificando-se de beber BASTANTE líquido para se manter hidratado
- limitando a quantidade de sal em sua dieta
- mantendo um peso saudável
Se você já teve uma pedra nos enxágues, seu médico pode aconselhá-lo sobre como evitar que as pedras nos enxágues voltem. Eles podem recomendar medicamentos para reduzir sua chance de desenvolver outro. O citrato de potássio pode tornar sua urina mais alcalina e impedir a formação de pedras de cálcio. Os diuréticos tiazídicos também podem ser úteis se você também tiver um nível elevado de cálcio na urina.
Mudanças na sua dieta
Seu médico também irá aconselhá-lo a fazer algumas mudanças em sua dieta após ter uma pedra nos rins.
O mais importante é aumentar a ingestão de líquidos. Você deve beber pelo menos 2,5 a 3 litros por dia. Isso é o mesmo que cinco a seis copos de cerveja ou cinco a seis garrafas de água de tamanho médio. Continue bebendo ao longo do dia. Você pode tomar chá, café e álcool com moderação. Mas é melhor se a maior parte do seu fluido para água ou abóbora. É melhor evitar refrigerantes. Tente adicionar suco de limão fresco à água – ele era como um inibidor natural de pedras.
Outras mudanças na dieta que seu médico pode aconselhar incluem o seguinte.
- Reduza a quantidade de proteína animal (principalmente carne) que você vem.
- Tente incluir mais frutas e vegetais em sua dieta.
- Reduza a ingestão de sal – não adicione sal extra à sua comida e reduza os alimentos processados e pré-preparados
- Perca peso se você for obeso ou estiver com sobrepeso. É importante manter-se fisicamente ativo também.
Dependendo do tipo de pedra que você teve, seu médico pode lhe dar alguns conselhos mais específicos sobre os alimentos a serem evitados. Isso pode incluir o seguinte.
- Se você tem cálculos de oxalato de cálcio, evite alimentos com altos níveis de oxalato, incluindo chocolate, chá, café, ruibarbo, espinafre e nozes.
- Se você tem cálculos de ácido úrico, evite alimentos ricos em purinas, incluindo fígado, enxaguatórios, arenques, sardinhas, anchovas e pele de aves.
Não há necessidade de restringir o cálcio em sua dieta. Na verdade, não ter cálcio suficiente pode torná-lo mais tolerante a desenvolver uma pedra. No entanto, é melhor não tomar suplementos de cálcio, para que você possa manter o nível certo em seu corpo apenas com uma dieta. Se você já toma suplementos de cálcio por algum outro motivo, certifique-se de beber líquidos suficientes para liberar o cálcio pelos rins e pela bexiga. Para alguns tipos de pedra, seu médico também pode recomendar que você evite vitamina D e suplementos de vitamina C em altas doses.
Fonte de reprodução: Adobe Stock
Depois do tratamento
Após o tratamento de pedras nos enxágues, seu médico geralmente deseja revisá-lo para verificar se todos os fragmentos de sua pedra foram removidos. Você pode fazer alguns exames para avaliar o risco de desenvolver mais cálculos renais.
Cerca de metade das pessoas que têm uma primeira pedra nos rins terão outra dentro de cinco anos. Seu médico pode querer monitorá-lo e pode aconselhar verificações regulares para ver se outras pedras estão se desenvolvendo. Eles também lhe darão conselhos sobre como reduzir o risco de novas pedras nos enxágues. Consulte a seção Prevenção abaixo.
Medicação
Dependendo do tipo, tamanho e localização da sua pedra, seu médico pode oferecer alguns medicamentos para ajudar a eliminar as pedras nos enxágues. Estes podem incluir o seguinte.
- Terapia médica expulsiva (TEM). Estes medicamentos são chamados de alfa-bloqueadores. O MET ajuda a eliminar os cálculos na urina mais rapidamente, relaxando os músculos das paredes do ureter. Seu médico pode sugerir isso em alguns casos, se sua pedra for maior que 5 mm de diâmetro, mas menor que 10 mm.
- Terapia de alcalinização. Se você tiver cálculos de ácido úrico, seu especialista pode sugerir medicamentos como citrato de potássio ou bicarbonato de sódio para dissolvê-los. Estes ajudam a alterar o pH da sua urina, para torná-la mais alcalina (menos ácida).
- Fonte de reprodução: Adobe Stock
Remoção de cálculos renais
O seu médico pode recomendar um procedimento para remover a pedra nos enxágües se a dor for intensa ou se for encorajador que a pedra passe sozinha.
Se você está achando difícil urinar, seu médico pode sugerir a inserção de um stent ou tubo de nefrostomia antes do procedimento de cálculo renal. Um stent é um tubo oco que reduz a pressão no ureter (o tubo pelo qual passa a urina). Um tubo de nefrostomia é um cateter que drena a urina diretamente do seu rim. Ambos irão aliviar a dor, bem como aliviar qualquer bloqueio.
Existem vários procedimentos diferentes para remover cálculos renais. Seu urologista irá aconselhar qual é o melhor para você, dependendo do tamanho, tipo e posição de sua pedra nos enxágues. Eles incluem o seguinte.
- Litotripsia extracorpórea por ondas de choque (LECO) . Isso envolve o uso de ondas de choque para quebrar a pedra em fragmentos, que podem ser removidos na urina.
- Ureteroscopia. Este procedimento usa um instrumento estreito e flexível chamado ureteroscópio passado pela uretra. Ele quebra a pedra com um feixe de laser.
- Nefrolitotomia percutânea (PCNL). Esta é a cirurgia de buraco da fechadura usando um instrumento telescópico chamado nefroscópio para remover pedras grandes de seu rim ou ureter superior. O nefroscópio é inserido através de um pequeno corte na pele das costas para alcançar o rim. Laser ou ultra-som é então usado para quebrar e remover a pedra
- Cirurgia aberta. Esta é uma cirurgia para abrir seu abdômen e remover diretamente todas as pedras. Você geralmente só terá para pensamentos muito grandes ou múltiplos, ou quando outros procedimentos provavelmente não ajudarão ou não funcionarão.
Um encaminhamento para um nutricionista pode ser recomendado para gerar mudanças na dieta. Para saber mais sobre insuficiência renal entre em contato com https://nefroclinicas.com.br/blog/